Uma promoção bem anunciada no comércio eletrônico e uma compra não planejada é realizada. Essa é a constatação de uma pesquisa feita pela Criteo (empresa de publicidade que fornece anúncios on-line), que apontou que, somente no primeiro trimestre de 2023, 84% dos brasileiros relataram ter feito aquisições on-line adicionais após verem anúncios desses produtos em plataformas digitais.
O levantamento também descobriu que 64% dos entrevistados relataram que compraram produtos que viram pela primeira vez ao fazer compras em sites de varejistas de e-commerce.
De acordo com a empresa, essas compras não planejadas – que incluem indivíduos que mudam para marcas desconhecidas de produtos enquanto pesquisavam, bem como compras adicionais além de suas pesquisas iniciais – mostram o enorme potencial para sites de e-commerce gerarem receitas de publicidade além de seu negócio principal de varejo e para marcas alcançarem e envolverem os consumidores em todas as etapas da jornada do comprador.
Publicidade relevante e personalizada traz resultados
Promoção: dos entrevistados, segundo a pesquisa, 47% foram motivados a fazer uma compra não planejada anteriormente devido a uma promoção anunciada.
Características: 28% atribuíram sua decisão de compra ao fato de o produto atender às características que eles pretendiam comprar.
Qualidade: 20% afirmam que a compra foi feita devido à qualidade do próprio anúncio on-line.
Uma experiência de publicidade ainda deve estar no topo das prioridades dos profissionais de marketing.