O comércio eletrônico brasileiro agora tem mais voz, força, proteção e representatividade junto às instituições governamentais. É que a Associação de Venda Não Presencial do Espírito Santo (Avenpes) cresceu, obteve diversas conquistas para o setor, ganhou visibilidade e agora é uma instituição de atuação em âmbito nacional.
Com essa mudança na área de abrangência, passa a se chamar Associação de Venda Não Presencial Brasil (Avenpes) e dá sequência ao trabalho de sucesso que já vinha desempenhando nas discussões sobre o mercado de e-commerce brasileiro, sendo presença ativa quanto às necessidades do setor e atuando com firmeza e de forma substancial em assuntos relacionados às mudanças no recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
É reconhecido, entre outros, seu trabalho junto à Câmara dos Deputados, em Brasília, para tratar de pleitos sobre o Difal e os vários mandados de segurança impetrados Brasil afora com o objetivo de impedir o recolhimento do diferencial de alíquota de ICMS, obtendo sucesso em muitos deles, com a suspensão da cobrança, como ocorreu no Pará, em Santa Catarina e no Amazonas, por exemplo.
Oficialmente como instituição nacional, já está intensificando as suas ações junto a órgãos estaduais e federais para representar seus associados nas mais diferentes instâncias públicas e judiciais do país, aumentando ainda mais a representatividade das empresas de venda não presencial, comércio eletrônico e call centers de todo o Brasil, que passam a ter uma associação para chamar de sua.
Saiba mais
Fundação: a Associação de Venda Não Presencial (Avenpes) foi fundada em 2 de maio de 2012, na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Durante 10 anos, a entidade representou o interesse das empresas capixabas dos segmentos de venda não presencial, comércio eletrônico e call center.
Incentivos: logo nos primeiros meses de atuação, em 25 de julho de 2012, o setor de venda não presencial foi incluído pelo governo do Espírito Santo no Programa de Competitividade Sistêmica (Compete-ES) , criando incentivos para a instalação e crescimento de empresas de e-Commerce no Estado.
Atuação: com o propósito de defender os interesses de seus associados, a Avenpes também atuou em âmbito nacional em assuntos relacionados à mudança no recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Conquistas: a entidade atuou junto à Câmara dos Deputados, em Brasília, para tratar de pleitos sobre o Difal. E impetrou vários mandados de segurança Brasil afora com o objetivo de impedir o recolhimento do diferencial de alíquota (Difal) de ICMS, obtendo sucesso em vários deles, com a suspensão da cobrança, como ocorreu no Pará, em Santa Catarina e no Amazonas, por exemplo.
Ampliação: diante dessa atuação de sucesso em âmbito nacional, a Avenpes decidiu ampliar sua atuação (que era concentrada no Estado do Espírito Santo) para todo o território brasileiro.
Nova Avenpes: desde janeiro de 2023, a entidade passou a se chamar Associação de Venda Não Presencial Brasil (Avenpes), aumentando ainda mais a representatividade das empresas de venda não presencial.