Avenpes participa do Recomex-ES para planejar economia capixaba pós-2032

Para planejar estratégias para a economia capixaba, mirando o período pós-2032, quando os atuais benefícios fiscais deixarão de existir em decorrência da reforma tributária, a Avenpes se juntou ao Conselho Estratégico de Comércio Exterior e Logística do Espírito Santo, conhecido como Recomex-ES.

Instalado pelo Sindiex (Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo) em maio, o grupo reúne empresários, executivos, dirigentes de entidades, advogados, membros do governo estadual e parlamentares e foi dividido em sete frentes principais para analisar e propor adequações nas áreas de normas gerais do IBS e da CBS, regimes aduaneiros, imposto seletivo, fundo de compensação de benefícios fiscais ou financeiro-fiscais, Sudene/Sudam e infraestrutura do Espírito Santo.

“Estamos diante de uma mudança estrutural significativa na economia do nosso estado. Precisamos unir esforços, debater amplamente e buscar alternativas viáveis para garantir a sustentabilidade econômica do Espírito Santo no cenário pós-2032. Não é apenas uma questão de adaptação, mas de reinvenção e inovação para manter nossa competitividade”, destacou o presidente da Avenpes, Alexandre Malta, expressando a importância da atuação conjunta e proativa do grupo.

Presidente do Sindiex, Sidemar Acosta reforça a necessidade de um planejamento estratégico robusto: “Precisamos discutir e trabalhar para encontrarmos uma boa alternativa para a nossa economia para o pós-2032. Não se trata de uma mudança pequena, temos de estar preparados para o que está por vir. Para isso, precisamos debater, escutar, formular e correr atrás do que for necessário para nos mantermos bem”, explicou.

Desafios e oportunidades

A estrutura econômica do Espírito Santo, historicamente fundamentada na concessão de incentivos fiscais desde a erradicação dos cafezais nos anos 1960 e a instituição do Fundap (Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias) nos anos 1970, enfrenta agora o desafio dessa transição. A preocupação do governo e de empresários é evitar um vácuo econômico que poderia desorganizar a economia do estado.

Entidades que fazem parte do Recomex-ES:

O Recomex-ES é composto por representantes do Sindiex, da Avenpes, da bancada federal, da bancada estadual, da Sedes, da Sefaz, do Bandes, da PGE, do ES em Ação, do Sincades, da Fecomércio-ES, do CRC-ES, da Abreu Júdice Advogados, da Bergi Advocacia, da Furtado Nemer Advogados, da Mattar Vilela Advogados, da Mendonça & Machado Advogados, da Moussallem & Campos Advogados e da Negris e Guerra Consultores.

Assim, o trabalho contínuo e colaborativo entre as diversas entidades participantes, como a Avenpes, será fundamental para formular estratégias eficazes e garantir a prosperidade econômica do Espírito Santo no cenário pós-2032.

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *