Com diversas ações para fortalecer o ambiente de negócios, Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo, tem atraído, cada vez mais, novos empreendimentos. De 2020 a 2022, o município registrou a abertura de mais de 12 mil novas empresas e gerou mais de 5 mil postos formais de trabalho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do governo federal.
Entre os motivos para esse desenvolvimento estão: a formalização de Microempreendedores Individuais (MEI), que tem sido fortemente incentivada na cidade, por meio de iniciativas como a Sala do Empreendedor e a dispensa de licenças para abertura e funcionamento de mais de 500 tipos de atividade; medidas de desburocratização adotadas pela Prefeitura de Cachoeiro que possibilitaram, entre outros avanços, a redução do tempo médio para abertura de empresas, que hoje pode ser efetivada no mesmo dia (em 17 horas), além da boa posição geográfica e dos avanços em mobilidade, tecnologia e infraestrutura, resultados de investimentos municipais e estaduais nos últimos anos.
“Seguimos trabalhando para tornar Cachoeiro uma cidade cada vez mais empreendedora. Já conseguimos muitos avanços, em especial na gestão fiscal e financeira do município, além dos investimentos em infraestrutura e logística. O nosso objetivo é atrair novas empresas que vão trazer mais desenvolvimento para a nossa região”, destacou o prefeito Victor Coelho, que participou, recentemente, de uma reunião com representantes da Secretaria de Estado da Fazenda para discutir sobre a atração de novos negócios para Cachoeiro.
Entre as ações estão a identificação de áreas no município capazes de abrigar novas indústrias e a concessão de benefícios fiscais – ambas com a finalidade de estimular novas indústrias a se fixarem em Cachoeiro, e, consequentemente, contribuírem com a geração de mais emprego e renda.
“Cachoeiro tem um comércio forte e é o principal polo comercial do Sul do Estado. Possui um setor de extração e beneficiamento de rochas ornamentais muito importante, que atende ao mercado interno e externo, exportando para outros países as mais belas e resistentes pedras de mármore e granito. Cachoeiro torna-se uma opção interessante para quem quer investir no comércio, serviço ou indústria por apresentar custos operacionais e de infraestrutura mais atrativos, além de contar com os benefícios fiscais oferecidos pelo governo do Estado, que proporcionam alavancagem dos negócios”, comentou Cristiano Pacífico da Silva, vice-presidente da Avenpes e empresário da Pacífico Ar Condicionado.
Ele destacou ainda a localização geográfica interessante de Cachoeiro, por estar próximo à Capital do Estado e também da divisa com o Rio de Janeiro. “A cidade possui ainda um trabalho para desburocratizar a abertura de novas empresas, contando com o apoio da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e oferecendo ferramentas administrativas que enriquecem e alavancam o comércio da região”, ressaltou.
Por que investir em Cachoeiro de Itapemirim?
Cachoeiro de Itapemirim tem investido fortemente em infraestrutura, um dos principais fatores para atração de investimentos privados. Em parceria com o governo estadual, toca o maior pacote de investimentos públicos da história do município: mais de meio bilhão de reais em obras de urbanização e melhorias em áreas como saúde, mobilidade e educação.
Incentivos fiscais
Cachoeiro tem um programa de concessão de incentivos fiscais (Lei 7.692/2019 e decreto 28.750/2019) para atividades econômicas e geração de empregos. Isenção e redução de impostos e taxas estão entre os benefícios concedidos a quem investe no município.
Plano Diretor e desburocratização
Maior polo de processamento de rochas ornamentais das Américas e centro regional de serviços e comércio, Cachoeiro acaba de atualizar seu Plano Diretor Municipal (PDM), o que contribuiu para desburocratizar a abertura e instalação de indústrias e empresas. Outra importante medida desburocratizante é a dispensa de alvarás e licença para mais de 500 atividades econômicas, o que coloca o município entre as cidades brasileiras com maior número de atividades dispensadas.
Localização estratégica
Com localização privilegiada, Cachoeiro está perto de rodovias, portos e da capital Vitória (136 km). Em breve, será beneficiada com investimentos na atividade portuária no litoral sul-capixaba e na ampliação do aeroporto municipal, que passará a operar com voos comerciais.
Credibilidade e reconhecimento
Pelo sexto ano consecutivo, o município é nota A na avaliação da Capacidade de Pagamento (Capag) feita pela Secretaria do Tesouro Nacional. No Ranking da Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, do mesmo órgão federal, é primeiro lugar no Espírito Santo.É, ainda, um dos mais transparentes do estado e, ano a ano, evolui no ranking das 100 cidades mais inteligentes do Brasil.
Fonte: Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.