E-commerce brasileiro cresce e lidera mercado mundial com boas expectativas para 2025

O e-commerce brasileiro registrou um crescimento expressivo de 16% em 2024, consolidando-se como o maior aumento mundial no setor, e deve alcançar um faturamento de R$ 224,7 bilhões em 2025, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). Este montante representa um aumento de 10% em relação ao ano anterior, marcando o oitavo ano consecutivo de expansão.

A transformação digital e as mudanças nos hábitos de consumo continuam a impulsionar o mercado, que também vê avanços significativos no tíquete-médio, número de consumidores e volume de pedidos. Em 2025, o tíquete-médio deve crescer 4,7%, atingindo R$ 15,80, enquanto o número de consumidores alcançará 94 milhões, três milhões a mais do que em 2024. O volume de pedidos também deve aumentar 5%, totalizando 435 milhões de compras on-line.

Esses números reforçam a importância do e-commerce no varejo brasileiro, que hoje representa 11% das vendas totais no país, com muito espaço para crescimento.

Estratégias para expansão do setor

O sucesso do setor está ligado a estratégias como personalização da experiência do cliente e programas de benefícios. A integração de canais omnichannel tem se mostrado essencial, unificando as jornadas de compra física e on-line.

Adicionalmente, o uso de retail media (estratégia de publicidade digital onde varejistas oferecem espaços em suas plataformas, como sites e aplicativos, para que marcas anunciem diretamente aos consumidores no momento da compra) ganhou destaque como ferramenta de marketing, gerando novas receitas e maior personalização por meio de anúncios em marketplaces e aplicativos. Em 2024, foram investidos R$ 3,8 bilhões em retail media na América Latina, e a expectativa é de crescimento contínuo nos próximos anos.

Destaques de 2024

De acordo com o Relatório de Transformação Digital da América Latina 2024, elaborado pela Atlantico, o Brasil está no centro de uma revolução digital que não para de crescer. O país registrou o maior crescimento mundial em e-commerce em 2024, com um aumento de 16% nas vendas on-line. Este crescimento é muito significativo em comparação com outras regiões, como América do Norte (12%) e Europa Ocidental (10%).

O Brasil apresentou ainda avanços significativos em setores como Beleza, Cuidados Pessoais e Eletrônicos. No segmento de Saúde, o país teve uma das maiores taxas de penetração de e-commerce da região. Grandes players como Mercado Livre e Amazon dominaram a publicidade digital, com o Mercado Livre registrando US$ 5,5 bilhões em receita de retail media, representando 41% do total no Brasil.

WhatsApp como ferramenta essencial

O WhatsApp consolidou-se como uma plataforma indispensável para o comércio no Brasil. Atualmente, 95% das empresas utilizam o aplicativo oficialmente para interagir com clientes, ajudando a fortalecer as vendas e a relação entre marcas e consumidores. Com mais de 76% da população conectada à internet, o modelo omnichannel, integrado ao WhatsApp, tem contribuído significativamente para o crescimento do e-commerce no país.

Postos de trabalho no Espírito Santo

Aliado a esse bom momento para o e-commerce, outra boa notícia, agora voltada para o Espírito Santo, é que o estado foi, em alguns meses do ano passado, o maior gerador de empregos do Brasil em termos percentuais, segundo dados da “Apresentação do PIB e Panorama Econômico do ES no 2º trimestre de 2024”, do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Foi alcançado um estoque de mais de 904 mil pessoas com carteira de trabalho assinada e só nesse semestre quase 30 mil novas vagas de trabalho foram geradas, todas com carteira assinada. Destaque para o setor de serviço, que gerou 13.464 novas vagas, construção, mais de 4 mil, e indústria geral, mais de 5.300 oportunidades.

E também é bom sempre mencionar que a taxa de desocupação no Espírito Santo alcançou no segundo trimestre de 2024 a menor da série histórica, ficando em 4,5%. Já no acumulado em quatro trimestres, que seria o dado anualizado, pelo terceiro trimestre consecutivo a economia capixaba cresceu acima da economia brasileira.

PIB capixaba

Ainda segundo os dados do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), o Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo registrou um crescimento em todas as bases de comparação no 3º trimestre de 2024. Esse resultado dá continuidade à trajetória de expansão iniciada no primeiro trimestre de 2023.

A base de comparação que apresentou nível acima da média nacional foi em relação aos últimos quatro trimestres em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores, apresentando aumento de 4,1% no Espírito Santo ante 3,1% no Brasil. No acumulado ao longo do ano em relação ao mesmo período do ano anterior, o Estado apresentou crescimento de 2,9% e o Brasil de 3,3%.

“Estamos no caminho de encerrar o ano com saldo positivo, impulsionado principalmente pelos setores de serviços e comércio. Além desses setores, é importante destacar que a indústria, que já registrou crescimento positivo em 2023, tem totais condições de repetir esse desempenho este ano”, destacou o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira.

Os dados também apontam que o PIB nominal do Espírito Santo alcançou R$ 52,2 bilhões no terceiro trimestre de 2024, e o total acumulado nos últimos quatro trimestres foi de R$ 203 bilhões. O crescimento acumulado no ano foi de 2,9%, impulsionado pelos setores de Serviços (+5,8%), Indústria Geral (+0,2%) e Comércio Varejista Ampliado (+1%).

 “É gratificante observar que conseguimos manter o equilíbrio das contas públicas. A nota máxima no Tesouro sobre as contas públicas é o reflexo de uma boa gestão fiscal”, comentou Pablo Lira.

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