Crescimento das transações por dispositivos móveis, entrada de novos consumidores para o mercado digital, atenção profunda à jornada de compra do cliente, análise de dados digitais e frequência maior de vendas semanais. Esse é o cenário previsto por especialistas e por pesquisas para o e-commerce em 2024.
Comércio omnichannel
O omnichannel é uma tendência do varejo que se baseia na concentração de todos os canais utilizados por uma empresa. Ele integra lojas físicas, virtuais e compradores, fazendo com que o consumidor não veja diferença entre o mundo on-line e o off-line.
O comércio omnichannel está se preparando para uma expansão significativa nos próximos cinco anos, de acordo com um estudo recente realizado pelo Boston Consulting Group. O relatório prevê um aumento de 15% a 30% ao ano nesse setor, levando-o a atingir uma marca de US$ 130 bilhões até o final de 2025 em todo o mundo.
Novos consumidores
Para os mercados emergentes, o crescimento será ainda maior, considerando que 40% dos usuários ainda vão fazer sua primeira compra on-line por meio de mensagens instantâneas.
Experiência do cliente
À medida que o comércio eletrônico continua a consolidar sua presença e conquistar uma parcela crescente do mercado varejista, as marcas passaram a adotar uma abordagem cada vez mais criativa e orientada para o cliente. Essa abordagem envolve uma habilidade de compreender profundamente a jornada de compra do cliente, suas necessidades e, principalmente, de priorizá-lo nas escolhas relacionadas às estratégias de vendas.
As perspectivas são realmente interessantes. Seis em cada dez consumidores afirmaram que a sua frequência de compras on-line aumentou no último ano. Além disso, 54% dos entrevistados indicaram que planejam fazer mais compras on-line nos próximos 12 meses. Com o hábito de compra do consumidor, 2024 promete ferver em vendas on-line. Nesse sentido, é crucial a reflexão sobre a preparação dos negócios para capitalizar essa demanda crescente.
Frequência de compras
Houve também, nos últimos anos, um aumento notável na frequência de compras semanais. O volume de consumidores que têm o hábito de fazer compras semanais quase dobrou, indicando que as compras on-line se tornaram parte da vida cotidiana de muitos consumidores. Em 2022, 12% dos consumidores disseram fazer compras on-line pelo menos uma vez por semana. No entanto, dados atualizados mostram que em 2023 esse número saltou para impressionantes 17%. De fato, o consumidor está mais confiante para realizar suas compras e prefere esse meio pela conveniência.
A importância dos dados
Utilizar dados para aprimorar a experiência do cliente e enfrentar os desafios do e-commerce é fundamental. Eles são fontes importantes para melhorar a jornada desse cliente e não apenas entender qual tipo de produto ele busca. Muitas vezes, a má experiência em uma plataforma de compra on-line gera uma enorme insatisfação que desencanta aquele consumidor, mesmo que essa plataforma possuas boas ofertas e diversidade.
Por que continuar comprando on-line?
Uma das tendências mais evidentes é o crescimento contínuo das compras por meio de dispositivos móveis. Com smartphones cada vez mais poderosos e a expansão do acesso à internet, os consumidores preferem a comodidade de fazer compras diretamente de seus telefones. De forma geral, três itens se destacam como os principais fatores que motivam as compras no e-commerce: preço, praticidade e promoções.