Na sociedade atual, como gerar mais valor e reputação para a marca? O caminho passa por uma maior contribuição das empresas em relação aos problemas sociais, ambientais, éticos e trabalhistas existentes, assim como pela adoção de uma postura de maior responsabilidade das empresas pelos impactos que geram.
Empresas socialmente responsáveis assumem um conjunto de princípios, diretrizes e práticas que buscam ressignificar o papel de seus negócios e, assim, seus stakeholders passam a valorizá-las mais por seus posicionamentos e práticas em prol da população.
Sim, estamos falando de ética e responsabilidade social, princípios que ajudam a empresa a estabelecer o seu propósito para além da rentabilidade e da remuneração de seus acionistas, tornando-a mais humana.
Uma empresa ética e socialmente responsável fortalece a confiança de seus fornecedores e dos próprios acionistas, porque eles passam a acreditar que a empresa é séria, é digna e correta nesse sentido!
Lembrando que é importante trabalhar a responsabilidade social tanto com o público externo (sociedade, meio ambiente, governos, fornecedores e tudo mais), como interno (para os próprios acionistas, funcionários e para os familiares desses trabalhadores).
Apoio a causas sociais
Apoie organizações e projetos sociais que estejam relacionados aos seus valores e posicionamentos. A doação financeira pode ser uma ótima alternativa para quem não possui tempo, mas deseja ajudar.
Ações de voluntariado
Você pode ser socialmente responsável doando seu tempo ao realizar ações de voluntariado. As ações podem variar desde o atendimento gratuito a pessoas que precisam do seu serviço, mas não possuem recursos para adquiri-lo, até a visita e promoção de um dia diferente para crianças e adolescentes de organizações sociais ou outros públicos.
Marketing relacionado à causa
As empresas também podem optar por doar parte dos recursos adquiridos com a venda de seus produtos para alguma organização social ou projeto que seja condizente com seus valores e posicionamentos institucionais.
Dados no Espírito Santo
As empresas participantes do Programa de Desenvolvimento e Proteção à Economia do Espírito Santo (Compete-ES) devem se comprometer ainda mais, pois essa é uma contrapartida para o governo e para a sociedade em troca do benefício fiscal a que têm direito.
Dados da Análise de Competitividade das empresas participantes do programa estadual do setor de venda não presencial, entregue anualmente pela Avenpes à Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), mostram que, em 2022, 50% das empresas indicou possuir código de ética ou equivalente, destes, 42% tornou este compromisso público, realizando divulgações entre os seus colaboradores e fornecedores, possuindo regras de conduta, inclusive para prevenir atos de corrupção. Se sua empresa não faz parte dos 50%, que tal começar agora mesmo?