As empresas do Espírito Santo venderam R$ 39,5 bilhões pelo e-commerce entre 2016 e 2022, segundo levantamento inédito do Observatório do Comércio Eletrônico, plataforma do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
Esse volume coloca o estado na 5ª posição entre os que mais venderam no comércio eletrônico com emissão de nota fiscal nos últimos seis anos, perdendo apenas para São Paulo (R$ 290,87 bilhões), Minas Gerais (R$ 88 bilhões), Rio de Janeiro (R$ 47,94 bilhões) e Santa Catarina (R$ 40,4 bilhões).
No caso da Espírito Santo, os dados revelam que 95% das vendas foram para consumidores de fora do estado. Dessas, os destaques são para aparelhos de ar-condicionado, vinhos e placas de microprocessamento.
No mesmo período apurado, os capixabas fizeram compras on-line de outros estados no valor de R$ 10,2 bilhões, com predominância de aparelhos de celular, televisores, desktops e geladeiras.
Crescimento do e-commerce no Brasil
Nesse intervalo entre 2016 e 2022, o valor total bruto movimentado no Brasil foi de R$ 628 bilhões e o líder absoluto de compras pela internet, em termos de movimentação financeira, foi o celular. No período, a venda de terminais portáteis de telefonia, incluindo smartphones, movimentou R$ 72,1 bilhões, ou 11,5% do total.
Na sequência, aparecem televisores, com faturamento de R$ 28 bilhões (4,5%), e notebooks, tablets e similares, com R$ 21 bilhões em vendas. Depois vêm geladeiras ou freezers, R$ 17,8 bilhões (2,8%); livros, brochuras e impressos semelhantes, com R$ 16,8 bilhões (2,6%); e máquinas de lavar roupas, com R$ 10,8 bilhões (1,7%).
Segundo o secretário de Desenvolvimento Industrial, Inovação, Comércio e Serviços, Uallace Moreira, a plataforma do Observatório do Comércio Eletrônico vai subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas para o setor, “inclusive para equalizar eventuais concentrações regionais, podendo, ainda, balizar decisões de investimentos das empresas”.