Pesquisas realizadas mundialmente mostram que os consumidores evitam uma empresa que seja irresponsável e não tenha práticas comerciais éticas! Além disso, a maioria dos consumidores dizem comprar produtos apenas de empresas socialmente responsáveis. E mais de 90% dos consumidores já têm a expectativa de que suas empresas e marcas preferidas estejam compromissadas com objetivos ambientais e sociais.
Ou seja, a ética e a responsabilidade social empresarial já são uma realidade e, quem ainda não se atentou a elas, vai perder, cada vez mais, mercado. Afinal, as empresas precisam se tornar mais sustentáveis e humanas em suas relações com parceiros, colaboradores e clientes.
Assim, promove-se a união dos funcionários que desejam ter um propósito no seu trabalho; atrai-se clientes que sentem estar fazendo parte de algo maior, ao consumirem produtos ou serviços de uma empresa ética, o que faz com que tenham fidelidade à marca; o branding é valorizado e a percepção sobre a imagem do negócio muda, de acordo com as ações realizadas pela empresa, que vão desde direitos humanos a meio ambiente, passando por benefícios como salários competitivos e diversidade no quadro de colaboradores.
Ah, e também é importante promover mudanças na identidade da marca e na cultura organizacional, para deixar claro o posicionamento da empresa nesses temas!
Exemplos
A Walt Disney, empresa de entretenimento, foca as áreas ambiental e filantropia, com missão e visão bem definidas. A Disney Conservation Fund faz doações de milhões de dólares para recuperar a natureza, em todo o mundo. A empresa também estimula que seus funcionários sejam voluntários em projetos de filantropia ou dá apoio financeiro, científico e técnico para projetos de robótica.
No Brasil, a empresa Pedigree promove adoções de animais, através de um projeto que significa a doação de toneladas de ração para cães e gatos sem dono. Tem ainda um aplicativo que promove feiras e eventos, informando sobre animais disponíveis para adoção e ações que visam tratar e cuidar dos mesmos.
As ações citadas colabaram na promoção do desenvolvimento humano, social, ambiental e cultural, assim como transformam a imagem corporativa, com o apoio dos colaboradores, que se tornam mais conscientes do impacto dessas atividades na preferência dos consumidores pelos produtos e serviços de uma determinada empresa. Torna-se, assim, visível o empenho da empresa em melhorar o mundo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável, sendo um agente de transformação da sociedade.