Ter um alto volume de tráfego no e-commerce é um bom sinal de que sua marca está sendo encontrada e despertando interesse. No entanto, se esse fluxo de visitantes não está se convertendo em vendas, é hora de investigar o que pode estar impedindo esse processo. Muitas vezes, o problema não está na qualidade dos leads, mas sim na experiência dentro do e-commerce.
Geralmente, acontecem dois cenários principais em conversões baixas: o cliente já conhece sua marca, mas ficou com dúvidas sobre os produtos; ou o consumidor não conhece a sua marca e encontrou a sua loja por pesquisas ou por meio de anúncios. Ao entrar, deparou-se com as mesmas dúvidas sobre produtos do primeiro cenário, somada à insegurança de comprar com quem ainda não conhece. De qualquer forma, você teve um bom trabalho para levar pessoas para o seu site, mas ao chegar, elas não estão realizando a ação mais importante: a compra, principalmente por objeções não resolvidas.
Segundo o E-commerce Trends 2025, 84% dos consumidores já deixaram de comprar on-line por medo do produto não ser da mesma forma como foi descrito. Ou seja, isso é mais frequente do que você imagina!
O e-commerce tradicional costuma ser um canal que funciona como um catálogo virtual com fotos de ensaios profissionais. Por mais que seja um material bonito, está longe de ser suficiente para tirar dúvidas que surgem sobre os itens, quando se trata apenas de fotos e textos. Uma vez que 79% dos consumidores brasileiros pesquisam antes da decisão final de compra, para ver reviews do produto e entender como ele é na vida real, segundo o estudo Global Consumer Insights Survey (GCIS) da PwC.
Navegação confusa e design pouco intuitivo
Se o consumidor não encontra facilmente o que procura, a frustração pode levá-lo a abandonar o site antes de concluir a compra. Garanta que sua loja virtual tenha um design intuitivo, menus organizados, categorias bem estruturadas e um mecanismo de busca eficiente.
Processo de checkout complicado
Um dos principais motivos de abandono de carrinho é a complexidade na finalização da compra. Exigir muitas informações, ter um fluxo longo ou não oferecer opções de pagamento variadas pode afastar os clientes. Simplifique o processo, reduza a quantidade de etapas e disponibilize métodos de pagamento diversos e populares.
Carregamento lento das páginas
A velocidade do site impacta diretamente na experiência do usuário e nas conversões. Se as páginas demoram para carregar, os visitantes podem desistir antes mesmo de visualizar os produtos. Utilize ferramentas para otimizar o tempo de resposta do site, como compressão de imagens, melhorias no código e escolha de servidores rápidos.
Falta de confiança e credibilidade
Se o consumidor não se sente seguro, ele não conclui a compra. Certifique-se de que seu site possui selos de segurança, depoimentos de clientes, políticas claras de troca e devolução, além de informações de contato acessíveis.
Descrição e imagens dos produtos pouco atrativas
Fotos de baixa qualidade ou descrições genéricas podem afastar compradores. Invista em imagens profissionais, vídeos demonstrativos e descrições detalhadas que mostrem os benefícios do produto.
Atendimento e suporte ineficientes
Os consumidores podem ter dúvidas durante a jornada de compra. Se não encontrarem respostas rápidas, podem desistir. Disponibilize chat on-line, FAQ bem elaborado e outros canais de suporte para auxiliar o cliente.
Falta de estratégias de remarketing
Muitas vendas não são fechadas na primeira visita. Estratégias de remarketing, como e-mails personalizados e anúncios direcionados, podem trazer o cliente de volta para concluir a compra.
A importância do Video Commerce
Quando se utiliza vídeos no seu e-commerce, é possível capturar a atenção do consumidor sem aumentar o CAC, além de auxiliar a entender como é o produto de fato, impactando na decisão de compra. Por isso, cada vez mais a tendência do Video Commerce tem se tornado uma grande estratégia para aumentar conversões e otimizar investimentos em tráfego para o site.
Como fazer conteúdos que vendem?
Os melhores conteúdos para vender mais são os que mostram detalhes dos produtos, dicas de uso e tiram as objeções do cliente. Além disso, ter uma pessoa no vídeo aumenta a sensação de proximidade, como se o consumidor estivesse falando com um vendedor da loja.
Uma pesquisa da Nielsen revelou que 49% do impacto nas vendas incrementais está ligado ao criativo, o que mostra a importância de trazer um bom material para os canais da marca.
Portanto, acompanhe os resultados dos vídeos no seu e-commerce e faça testes para entender o que o seu público gostaria de ver. Essa é uma grande tendência que a sua marca não pode mais deixar de acompanhar.
Ao analisar e corrigir esses pontos, seu e-commerce tem muito mais chances de transformar visitantes em clientes. Otimizar a experiência do usuário aumenta as conversões e fortalece a reputação da marca e a fidelização dos clientes. Faça um diagnóstico do seu site e comece agora mesmo a implementar essas melhorias!