Estamos no mês da mulher e você sabia que 80% das compras em e-commerce nacional são realizadas por elas? E, desse volume, 55% das operações on-line foram efetuadas na Região Sudeste do Brasil, que engloba os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
Segundo o levantamento da Linx, especialista em tecnologia para o varejo, esses dados estão em conformidade com uma pesquisa realizada pela Nielsen com consumidores dos Estados Unidos, que apontou que as mulheres representam entre 70% e 80% dos responsáveis pelas decisões de compra de bens de consumo. Os itens de linha branca se sobressaíram como os mais procurados, seguidos por dispositivos eletrônicos, itens de comunicação móvel, artigos para o lar e decoração, além de vestuário e acessórios. As expectativas para 2024 são ainda mais otimistas.
Empreendedorismo feminino
Além disso, as projeções de mulheres liderando canais de e-commerce também seguem em alta. De acordo com o estudo da Accenture sobre o Empreendedorismo Feminino em 2023, o número de empresas comandadas por mulheres cresceu 5% a mais do que o número de empresas lideradas por homens no último ano.
Já o estudo “SheCommerce 2023” aponta que a presença das mulheres no e-commerce deve crescer ainda mais, com 80% das mulheres entrevistadas planejando aumentar suas vendas on-line nos próximos dois anos.