A Associação Brasileira das Empresas de Meios Eletrônicos de Pagamento (Abecs) lançou o Click to Pay, uma nova solução que visa padronizar os pagamentos on-line utilizando cartões, visando proporcionar uma experiência mais rápida e segura para os consumidores.
Desenvolvido pelas próprias bandeiras de cartões de crédito, débito e pré-pago, o Click to Pay tem como objetivo permitir que as transações sejam concluídas “em poucos cliques”, eliminando a necessidade de digitar os dados do cartão. As transações utilizando essa solução já foram iniciadas no Brasil.
Anteriormente, o Click to Pay era oferecido pelas bandeiras de forma distinta, cada uma com sua dinâmica própria. Agora, porém, houve uma padronização técnica, proporcionando uma experiência uniforme ao consumidor, independentemente da bandeira do cartão utilizado.
Click to Pay é visto como uma evolução dos pagamentos on-line
Visto como uma evolução dos pagamentos on-line, ele combina efetivamente dois aspectos fundamentais da indústria de cartões: experiência do usuário e segurança. Segundo a associação, os consumidores desfrutam de uma experiência de compra mais rápida, simples e segura, enquanto os estabelecimentos comerciais têm a oportunidade de aumentar suas vendas e reduzir tentativas de fraude.
A implementação do Click to Pay como opção de pagamento no e-commerce está em curso. Os consumidores que optarem por essa forma de pagamento precisarão apenas fornecer seu endereço de e-mail e passar por uma autenticação em dois fatores. Após isso, a transação é concluída sem a necessidade de inserir os dados do cartão.
Segurança para o usuário
A solução utiliza uma base de dados que já inclui as informações dos cartões dos consumidores, eliminando a etapa de inserção de dados sensíveis. A Abecs enfatizou que todas essas informações são tokenizadas, ou seja, transformadas em credenciais digitais únicas e criptografadas.
A expectativa é que a ferramenta aumente a taxa de conversão de vendas no e-commerce ao simplificar o processo de compra e reduzir o abandono de carrinho, além de mitigar possíveis prejuízos com fraudes. Além disso, as empresas não precisarão mais armazenar dados sensíveis dos cartões.
Inicialmente, o Click to Pay estará disponível apenas para compras com cartão de crédito, mas a Abecs planeja expandir o serviço para cartões de débito no futuro.