Para ser uma empresaética e ambientalmente sustentável, é necessário, antes de tudo, integrar as práticas ambientais, sociais e de governança. Isso significa que a corporação deve ter políticas e procedimentos implementados para proteger o meio ambiente, seus clientes, colaboradores e acionistas.
A empresa também tem de ser transparente sobre as suas práticas, ter propósitos bem definidos e evidenciar como as iniciativas estão sendo feitas. Além de um bom histórico em questões ambientais, sociais e de governança.
Mas, quais as vantagens e os benefícios em se criar um negócio mais sustentável? Entre eles, estão: melhoria na reputação da empresa, redução de custos, mais fidelização de clientes e retenção de talentos, promoção da sustentabilidade e da transparência e mais segurança para atrair os investidores.
Veja detalhadamente cada um deles abaixo:
Reputação
Os consumidores e investidores estão cada vez mais interessados em negócios que estejam comprometidos com questões ambientais, sociais e de governança. Com isso, a empresa consegue otimizar sua credibilidade e passar a imagem de uma marca que realmente se importa com as questões sensíveis e com valores relevantes.
Custos
A redução do impacto ambiental também pode levar à economia de custos. Por exemplo, as práticas de eficiência energética podem reduzir as contas de serviços públicos, enquanto as iniciativas de reciclagem e redução de resíduos podem diminuir a quantidade de dinheiro que uma empresa deve gastar com taxas de descarte. Isso sem contar as estratégias sociais como mecanismos de proteção de dados que auxiliam na diminuição de custos com falhas de segurança e ataques virtuais.
Fidelização
Ao demonstrar publicamente seu compromisso sustentável, uma empresa envia um forte sinal ao mercado de que é uma organização responsável. Isto, por sua vez, pode levar a um melhor reconhecimento da marca e à lealdade dos clientes. Além disso, as iniciativas ambientais, sociais e de governança podem ajudar uma empresa a atrair e reter os melhores talentos. Afinal, muitos colaboradores desejam trabalhar para empresas que estão causando um impacto real e positivo na sociedade.
Transparência
Empresas que focam em ações ambientais, sociais e de governança são tipicamente transparentes sobre seu impacto e sobre as medidas tomadas. Além disso, eles possuem mecanismos para atestar a eficácia das estratégias.
Segurança
Empresas atuantes na área socioambiental geralmente são menos propensas a se envolver em escândalos ou outras controvérsias.