O Dia das Crianças, que é uma das datas mais importantes do ano para o varejo, deve atingir a marca de R$ 6 bilhões de faturamento no e-commerce, um crescimento de 8% na comparação com o ano anterior, segundo estimativas de associações que representam o setor. Entre os motivos para o otimismo está o aumento do público on-line a cada ano, as ofertas e a própria participação do comércio eletrônico, que segue crescendo.
De acordo com pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, entre os consumidores que farão as compras pela internet, 77% devem utilizar os sites, os demais os aplicativos e o Instagram.
Já os fatores que mais influenciam na escolha do estabelecimento que pretendem comprar são: preço, promoções e descontos, qualidade dos produtos, diversidade das mercadorias e pelo frete grátis, respectivamente.
O levantamento mostra que 73% dos consumidores pretendem comprar algum presente para o Dia das Crianças, com gasto médio de R$ 340 (um aumento de R$ 100 em relação a 2022). As principais opções serão roupas, bonecas e jogos. Considerando todos os canais de compra, a data deve movimentar R$ 19 bilhões no comércio.
“A data representa a última festa comemorativa antes do Natal e, por isso, dá ao mercado de consumo as primeiras impressões de como será o desempenho das vendas no final do ano. Existe sempre uma expectativa por parte do comércio em relação ao Dia das Crianças, uma vez que a data sinaliza tendências dos consumidores e preferências de compras. O aumento no tíquete-médio dos presentes traz uma expectativa positiva para o setor”, explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória, Rogério Abranches Alcântara.