Quando o assunto é formas de pagamento das compras, o uso de aplicativos e carteiras digitais, entre outros meios eletrônicos via internet, cresceu no País cerca de 23% em 2022, aponta o último balanço do setor realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
Além disso, a digitalização da economia também tem se estendido para os comércios físicos, onde os pagamentos por aproximação já estão entre as preferências dos brasileiros, sendo adotados em 40% das compras presenciais.
O uso do Pix para compras e pagamentos de contas também encerrou o primeiro trimestre deste ano com recorde. Conforme informações do Banco Central, em março, as transações de pessoas físicas para empresas corresponderam a 27% do total. Esse foi o percentual mais alto da série histórica. Quando o Pix entrou em funcionamento, em novembro de 2020, apenas 5% das transações eram feitas de pessoas físicas para empresas.
Em março, 683,75 milhões de transações no Pix foram de pessoas físicas para empresas, categoria que abrange compras físicas, compras pela internet e pagamento de contas. Esse tipo de transação movimentou R$ 423,27 bilhões no mês passado.
Carteiras digiais
Corroborando com esses dados, pesquisa global da Experian mostra que o brasileiro confia mais em pagamentos digitais e compras on-line que o resto do mundo. Nove em cada dez brasileiros consideram carteiras digitais seguras. A proporção é bem acima da média global, em que sete em cada dez sentem segurança neste meio de pagamento.
Confiança
Os dados também apontam que os 87% dos brasileiros se declaram confiantes em aplicativos de compras on-line. Na média global, só 65% das pessoas dizem ter segurança para uso desses aplicativos. E os pagamentos por QR Code inspiram a confiança de 82% dos brasileiros, contra 65% da média dos outros países ouvidos na amostra.
Ao todo, foram ouvidos 6 mil consumidores e 2 mil empresas dos seguintes países: África do Sul, Alemanha, Austrália, Brasil, Chile, China, Colômbia, Dinamarca, Espanha, EUA, Holanda, Índia, Indonésia, Irlanda, Itália, Malásia, Noruega, Peru, Reino Unido e Singapura.
Novas pesquisas indicam ainda que os brasileiros estão cada vez mais inseridos nas compras em plataformas digitais. De acordo com o levantamento da NielsenIQEbit, em 2022, o e-commerce atingiu um recorde no país ao faturar R$ 262 bilhões. Além disso, o número de consumidores online aumentou em 24%, chegando à marca de 108,9 milhões.