Pesquisa revela os 4 perfis de consumidores no e-commerce!

O e-commerce brasileiro tem passado por um crescimento nos últimos anos e atraído consumidores. Os motivos que os levam a recorrer ao e-commerce são diversos: existe a comodidade de poder fazer compras sem a necessidade de sair de casa; há também a possibilidade de comparar os preços antes da escolha; as avaliações de outras pessoas que ajudam na tomada de decisão.

O fato é que 62% dos consumidores que fazem até cinco compras mensais usam e-commerce, e os sites e lojas virtuais são os preferidos deles, uma vez que essa escolha é feita por 63% dos entrevistados. Já marketplaces, como Americanas e Amazon, estão em segundo lugar, seguidos por aplicativos próprios das lojas, agregadores, redes sociais e sites de classificados e WhatsApp, respectivamente.

Os dados são de uma pesquisa da Opinion Box com a Octadesk que traçou o perfil dos consumidores do mercado on-line e seus hábitos de consumo, a partir de entrevistas feitas com consumidores de todo o Brasil, de todas as classes sociais.

Já outro estudo, realizado pela WGSN, empresa especializada em tendências de consumo, listou 4 tipos de consumidores. São eles: controladores, conectores, criadores de memória e novo sensorialista. Veja abaixo:

Perfil 1 – Controladores

Para aqueles que se encaixam no perfil de Controladores, a incerteza é mais angustiante do que a própria certeza de que algo negativo acontecerá. Dessa forma, eles buscam sempre manter o controle sobre as situações ao seu redor. Normalmente entre 41 e 57 anos, esses indivíduos costumam ser responsáveis por suas famílias e ocupar posições de liderança em suas carreiras. Uma de suas prioridades é encontrar formas de controlar sua vida e suas decisões. Além disso, estão cada vez mais inclinados a reduzir o tempo que passam conectados aos seus smartphones, especialmente quando estão com familiares, amigos ou cônjuges.

Como atrair esse público? Oferecendo soluções que simplifiquem sua rotina, como serviços por assinatura ou compras recorrentes. Outra possibilidade é o desenvolvimento de um sistema de reposição automática, baseado nos padrões de consumo do cliente. Canais de vendas otimizados, que permitam decisões rápidas sem a necessidade de buscas longas, também são atrativos. Dessa forma, é essencial que seu e-commerce tenha descrições detalhadas e completas dos produtos, garantindo que o consumidor saiba exatamente o que está adquirindo.

Perfil 2 – Conectores

Os Conectores, ao ingressarem no mercado de trabalho, buscam um equilíbrio maior entre a vida profissional e pessoal. Eles rejeitam a ideia de que estar sempre ocupado é sinônimo de sucesso, e são mais propensos a trocar de emprego com frequência. Muitos dessa geração estão investindo em empreendedorismo ou criando suas próprias startups. Diferente das gerações anteriores, tendem a ter menos filhos e preferem compartilhar bens em vez de possuí-los. Eles estão abertos a compras compartilhadas, principalmente porque muitas vezes não conseguem arcar com o custo integral de um item. Outro ponto de interesse desse grupo é o consumo sustentável.

Como atrair esse perfil? Uma tendência emergente é o aluguel de itens de alto valor agregado em plataformas de marketplace, voltados para momentos específicos. É importante acompanhar essa mudança. Além disso, os aspectos sustentáveis dos produtos influenciam fortemente suas decisões de compra, então vale a pena destacar essas características no mix de produtos oferecidos.

Perfil 3 – Criadores de Memórias

A pandemia fez com que muitas pessoas reavaliassem suas relações interpessoais. Houve um aumento significativo no número de divórcios e muitas pessoas passaram a reconsiderar suas amizades, relações familiares e até profissionais, buscando estar mais próximas de quem realmente importa. O conceito de família está em transformação, com redes de apoio e afeto sendo construídas de maneira mais genuína. A definição de família está mais ampla, baseada em laços que são escolhidos e cultivados, e não apenas nos de sangue. Os Criadores de Memórias também estão questionando os valores ligados ao trabalho, especialmente devido à exaustão mental causada pelo excesso de comunicação digital.

Como atrair esse tipo de consumidor? Eles querem aproveitar o tempo de forma mais significativa, seja para si mesmos ou para estar com pessoas queridas. Produtos voltados para o autocuidado ganham destaque. Há oportunidades em oferecer sugestões para novos hobbies, produtos de beleza e bem-estar, além de itens voltados para o conceito de envelhecimento saudável.

Perfil 4 – Novo Sensorialista

O Novo Sensorialista é um consumidor híbrido, que valoriza tanto o mundo digital quanto o físico. Eles estão dispostos a pagar uma refeição em um restaurante com criptomoeda, desbloquear recompensas em jogos virtuais para adquirir produtos reais e até investir em obras de arte digitais (NFTs) para exibi-las em suas casas. São consumidores que estão à frente no teste e adoção de novas tecnologias, como o metaverso, um ambiente virtual que replica a realidade.

Como atrair esse perfil? Ofereça experiências híbridas, combinando compras on-line com benefícios ou descontos que possam ser utilizados presencialmente. Parcerias estratégicas podem potencializar essa abordagem. Além disso, é importante acompanhar o desenvolvimento do metaverso e identificar as oportunidades que ele trará para os negócios.

O que motiva as compras on-line?

O que leva o consumidor a optar pelo mercado digital? O preço mais baixo na internet, comparado ao das lojas físicas, ocupa a primeira posição, com 58%. A praticidade de poder comprar sem sair de casa também está entre os motivos para 57% dos consumidores. Outro fator de influência para 56% dos clientes são as promoções encontradas apenas no comércio virtual.

O que esperar do futuro?

As pesquisas mostram que 54% dos consumidores ouvidos contam ter a intenção de aumentar a frequência de compras pela internet. O cenário aponta para um crescimento do e-commerce. Agora, basta as empresas se prepararem para atender essa demanda crescente.

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