RECOMEX-ES traça estratégias para fortalecer a economia capixaba em 2025

O plano de ações do Conselho Estratégico de Comércio Exterior e Logística do Espírito Santo (RECOMEX-ES) para 2025, do qual a AvenpesBR faz parte, foi apresentado em evento realizado no Palácio Anchieta, em Vitória, que contou com a presença do governador Renato Casagrande, representantes da bancada federal e da Assembleia Legislativa, além de lideranças do setor produtivo.

O grupo, que tem como objetivo traçar estratégias para fortalecer a economia capixaba diante da reforma tributária brasileira. “O plano busca evitar perdas como as causadas pelo fim do Fundo de Desenvolvimento das Atividades Portuárias (Fundap), que apoiava empresas com sede no Espírito Santo. Nosso foco é transformar o Estado em um hub logístico, garantindo alternativas para minimizar os impactos da reforma tributária na arrecadação”, destacou, na ocasião, o secretário de Estado de Desenvolvimento, Sergio Vidigal.

Alexandre Malta, presidente da AvenpesBR, ressalta que o Espírito Santo é um estado mais produtor do que consumidor, e a nova configuração tributária tende a favorecer estados com maior consumo, já que a arrecadação será direcionada para esses locais. “Diante disso, o governo do Estado tem se empenhado bastante em buscar alternativas que mantenham o Espírito Santo competitivo, seja por meio de investimentos em infraestrutura, seja com a criação de novos incentivos. Sabemos que alguns benefícios tributários vão desaparecer, mas estamos trabalhando em novas propostas, para mostrar às empresas que o Espírito Santo continua sendo um excelente lugar para investir. Nossa localização geográfica é estratégica, e estamos atuando em diversas frentes dentro do Recomex para propor soluções de impacto nesse novo cenário tributário”, comentou.

Outro tema debatido no encontro foi a preocupação com a possível taxação de produtos brasileiros pelo governo dos Estados Unidos, o que poderia impactar as exportações capixabas. “A criação do RECOMEX-ES é essencial, e a participação expressiva de diversos setores demonstra o engajamento na busca por soluções. Precisamos nos aprofundar nas questões tributárias e encontrar caminhos que assegurem o crescimento sustentável do Espírito Santo”, reforçou o secretário.

Com a união de esforços entre governo, setor produtivo e sociedade, a expectativa é que o RECOMEX-ES contribua para fortalecer o comércio exterior e a economia do Estado, transformando a reforma tributária em uma oportunidade de desenvolvimento.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Sedes

Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *