O Natal é a principal data comemorativa do ano e deve movimentar as ruas de todo o país, levando cerca de 130 milhões de consumidores às compras. Entre os itens preferidos para presentear estão: roupas, perfumes/cosméticos, calçados e brinquedos, segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise.
Quanto ao valor investido, o levantamento aponta que, em média, serão comprados quatro presentes no Natal para dar a terceiros, com tíquete-médio de R$ 140, injetando assim mais de R$ 74 bilhões na economia.
“O brasileiro tem a tradição de presentear os familiares e amigos e este ano não será diferente. A expectativa do setor é boa e o comércio do Espírito Santo está preparado para aproveitar o melhor período de vendas do ano, comenta Rogério Alcântara, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória.
Os principais presenteados na data serão os filhos, a mãe, marido e mulher, e os irmãos. Além disso, 64% pretendem comprar presentes para si mesmo neste Natal e, com isso, estima-se que 105 milhões de pessoas devam ir às compras com o objetivo de se autopresentear.
Entre os que não vão presentear, 27% dizem não ter dinheiro, 17% não gostam ou não têm o costume e 15% estão endividados e irão priorizar o pagamento de dívidas.
As principais formas de pagamento dos consumidores nas compras de Natal serão: PIX (47%) e cartão de crédito parcelado (44%). Os demais vão preferir dinheiro e cartão de débito, respectivamente.
Metade dos consumidores pretende fazer compras on-line
A pesquisa aponta que 50% pretendem fazer compras pela internet, que representam 81,4 milhões de consumidores. Considerando aqueles que farão compras on-line, 7 a cada 10 presentes devem ser comprados por este canal (70%). Sendo que a maioria deve utilizar os sites, seguidos por aplicativos e o Instagram.
Na percepção da maioria dos entrevistados (55%), os preços dos presentes deste ano estão mais caros que os do ano passado, já 28% acreditam que estão na mesma faixa de preço e 10% que estão mais baratos.
Os consumidores estão atentos aos preços para as compras de Natal
Os consumidores também estão atentos aos preços, 82% pretendem fazer pesquisas antes das compras. Quando se trata da escolha do estabelecimento onde pretendem adquirir os presentes, 51% são influenciados pelo preço, os demais pelas ofertas e promoções, pelo valor do frete e pelo prazo de entrega, respectivamente.
Sobre a pesquisa
O levantamento foi realizado com consumidores das 27 capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas (excluindo analfabetos) e que pretendem comprar presentes para o Natal.
Faça suas compras de Natal com os parceiros da Avenpes
Confira, clicando aqui, as empresas associadas à Avenpes Brasil e faça suas compras de Natal com instituições comprometidas com o aperfeiçoamento do ambiente de negócios para o setor de vendas não presenciais em nosso país.